domingo, 26 de abril de 2015

Pessoas são complexas

Como me ensinou papai, a gente não deve se deixar abater na primeira dificuldade. E também precisamos ter paciência uns com os outros. Estou muito feliz por não ter cedido à tentação de não lidar com a instabilidade de humor de D., e por não ter ido embora, em busca de uma situação mais fácil e mais reconfortante.
Tenho tido muitos momentos agradáveis e preciosos com D. Tenho aprendido muitas coisas com ela, sobre como cuidar de plantas, sobre a história e a cultura da Lousiana, sobre a arte de cozinhar. Após o estresse da véspera do Earth Day, D. foi gradualmente se acalmando e relaxando. Temos tido longas e deliciosas conversas, sobre o Brasil e sobre os Estados Unidos. Ela tem me levado a vários lugares que frequenta, e hoje me levou para visitar o antigo Palácio de Governo de Baton Rouge. Também está cogitando a possibilidade de ir comigo a um parque nacional histórico, que fica a três horas e meia daqui. Na terça passada, ela foi almoçar com amigos num lugar que vende frutos do mar e trouxe várias coisas para preparar um jantar especial para mim e para L. Comemos camarões frescos, peixe e perna de rã, fritos, com tempero cajun. Delicioso! Ontem foi a minha vez de retribuir. Fiz um molho ragú (com presunto) para o jantar, e ela adorou. Antes de ir embora, tentarei fazer uma feijoada.
Sem dúvida, teria sido mais cômodo partir. Ainda bem que fiquei. Sinto-me gratificada pelo que estou recebendo, e pelo que tenho a possibilidade de ofertar. D. é uma pessoa solitária e sofrida. Sei que ela está feliz com a minha companhia, com meu trabalho, com a possibilidade de compartilhar das minhas experiências e visão do Brasil. Meu coração sente isso com toda clareza. Conjugamos de certas concepções sobre política e religião. Nos emocionamos juntas, ouvindo a uma música chamada Here I am, Lord, que ela pôs para eu escutar. Estabelecemos uma relação de troca, enriquecedora para nós duas.
Faz uns dois dias, ela me chamou no quintal, à tardinha, para sentir o perfume das flores, que uma brisa de entardecer estava espalhando por toda parte. Foi mágico. O enorme jasmineiro que ela tem junto a uma cerca rescendia fortemente. Seu perfume se alternava com o de uma plantinha chamada honey buckle. D. me mostrou como tirar a pontinha do pé da flor e puxar um fio que solta uma gota de seiva docinha, parecendo um mel. Uma experiência cheia de delicadeza e sutileza.
Hoje, enquanto caminhava, pensava na convivência desses últimos dias com D. e refletia sobre como nós temos essa tendência a achar que as situações que estamos vivendo, no presente, são eternas. Ou pelo menos damos um grau de dramaticidade ao presente que só serve para gerar ansiedade, sofrimento e estresse; normalmente desnecessários. Quando a filosofia Zen diz que só existe o tempo presente, quer nos ensinar a nos libertarmos seja da nostalgia do passado, seja da ansiedade pelo futuro. Só que é muito importante fugirmos à armadilha de viver o presente como se ele fosse eterno. Não é. Como dizia vovô Jader: Não há bem que pra sempre dure, nem há mal que não se acabe.

O nervosismo de D. passou. Ela continua sendo uma pessoa de equilíbrio emocional delicado, logo, instável. Porém, aprendi a lidar com ela. Tive paciência para esperar a tempestade se desfazer, e agora estou colhendo deliciosos frutos. Aliás, literalmente, pois antes de ontem fomos à igreja dela apanhar umas mudas de uma “ameixeira japonesa” e colhemos frutos sborosos, de uma espécie que eu nunca havia provado. Essas ameixas são pequenas, amarelas, com uma penugem exterior que lembra mais um pêssego, e delicadamente doces. Mais um momento de alegria e descoberta ao lado dessa figura generosa e amorosa, que é tão complexa como todos nós somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário